História do Município

por Programa Interlegis — última modificação 10/10/2022 14h34

Em tupi-guarani Icaraíma significa Terra abençoada, em Caigangue, Lugar SagradoAmbos descrevendo nossa cidade como um lugar fértil, belo e de gente amiga. Tão fértil, que a fama da região era de que os pés de café chegavam a 3 metros de altura.

Em 1955, a COBRIMCO (Companhia Brasileira de Imigração e Colonização), dirigida pelo Sr. Hermes Vissoto, iniciou loteamento, desmatamento e planejamento da cidade Icaraíma, a qual já estava sendo povoada desde 1952, com pessoas vindas do Norte e Nordeste do país, Portugal e Paraguai, transformando as florestas em marcos de civiliazação.

Em 1953, instala-se a primeira indústria madeireira da cidade, a Serraria Bandeirantes Ltda,e no ano seguinte chega à Icaraíma, o Hotel São Paulo, a Pensão Real e a Casa Silva.
Sem ter ainda nenhum morador nascido na cidade, a COBRINCO realizou um concurso, a partir de 25 de junho de 1955, onde a primeira criança nascida em Icaraíma ganharia um lote de terra na sede do Munícipio. Assim foi feito e a primeira icaraimense, ganhadora do concurso, foi a menina Iracema, filha do casal José e Ercília da Silva.
Mas foi apenas no dia 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual nº 4.245, que Icaraíma foi elevada a categoria de município.
No ano seguinte, tomou posse a primeira Autoridade, o Sr. José de Cardeal de Souza, nomeado o primeiro prefeito. Em 1962 assume o primeiro prefeito eleito pelo povo, o Sr. Natal Manosso.
Desde o início Icaraíma foi realmente abençoada por sua terra, por sua gente e através de seus distritos Vila Rica do Ivaí, grande celeiro de cereais, onde se destacou como importante pólo produtor de café, milho, e feijão.
Porto Camargo, como Porto fluvial onde eram feitas as travessias de madeira e gado para o estado de Mato Grosso do Sul. Hoje, Icaraíma se encontra em franco desenvolvimento, ainda apoiada por seus distritos Vila Rica do Ivaí, destacando-se como grande produtor de mandioca, e Porto Camargo, com suas belezas naturais.

A População Total do Município era de 10.048,00 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).

Sua Área é de 675,24 km² representando 0,34 % do Estado, 0,12 % da Região e 0,01 % de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,74 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Área Territorial: 675,24 km²

Ano de Instalação: 1960