Vereadores da Câmara Municipal se reúnem com o gerente da COPEL para discutir casos de quedas de energia no Município

por Samuel Eleuterio Thomé Filho última modificação 23/04/2021 16h09
A reunião realizada nesta tarde atendeu a uma solicitação realizada por todos os Vereadores através do Ofício nº 024/2021 - CMI

Nesta sexta-feira (23), às 15h00min foi realizada na sala de reuniões da Câmara Municipal de Icaraíma uma reunião que contou com a presença do gerente de agência da Companhia Paranaense de Energia – COPEL de Altônia, Sr. Fabio Roberto Maiante.

O objetivo foi responder ao ofício nº 24/2021 apresentado por todos os Vereadores, que requisitaram explicações à gerência da Companhia para os constantes casos de queda de energia no Município de Icaraíma.

Segue abaixo a íntegra do Ofício resposta:

“Mediante ofício nº 24/2021, V. Exa. Solicita providências e explicações a respeito das quedas frequentes de energia elétrica em toda a rede que atende o Município de Icaraíma.

Primeiramente, a Copel agradece o contato que muito contribui para a melhoria dos serviços prestados.

É necessário esclarecer que os desligamentos acidentais de energia podem ocorrer, uma vez que os sistemas elétricos de distribuição de energia, por mais aperfeiçoados que sejam, estão sujeitos a interrupções decorrentes de fatores que não estão sob o controle da concessionária como: animais na rede elétrica, abalroamento de postes, galhos lançados na rede devido a vendavais etc. Em menor proporção, os desligamentos podem estar relacionados com as interrupções do sistema (manutenções emergenciais, defeitos em equipamentos/componentes, manobras na rede para distribuição de carga, além daquelas relacionadas às interrupções programadas, que exercem uma função importante para a manutenção e melhoria da rede elétrica).

Após uma avaliação do histórico de interrupções em toda a rede que fornece energia ao Município de Icaraíma, desde as fontes, que se encontram no distrito de Serra dos Dourados e no Município de Douradina, e com base nos procedimentos adotados pela empresa e na legislação vigente, ações estão sendo tomadas para minimizar a quantidade de desligamento em circuitos com interrupções reincidentes. Programas de manutenção foram direcionados para o setor responsável da região para as providências necessárias e encontram-se em execução com prazo podendo ser prorrogado devido a condições climáticas. Essas manutenções incluem realização de podas e cortes de árvores, limpeza de faixas (roçadas), substituições de componentes avariados (para-raios, isoladores) etc. Os códigos para controle interno dessas ações e referências em futuras comunicações são: GSIM2021/0255, GSIM2021/0256, GSIM2021/0047, GSIM2021/0049, GSIM2021/0496, GSIM2021/0497, GSIM2021/0498, GSIM2021/1106, GSIM2021/1107.

Também estão sendo realizadas obras/investimentos na região que compreendem o reforço e as modernizações nas redes de energia que têm como objetivo principal a redução da abrangência e da duração das interrupções de energia.

A Copel espera que os requerimentos relatados sejam atendidos, propiciando uma melhora na qualidade de energia de todo o Município de Icaraíma.

O processo de monitoramento do desempenho de qualidade seguirá sendo realizado com vistas a garantir o patamar de qualidade definido pelo Órgão Regulador ANEEL.

A Copel permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.”